top of page

Faróis e Sinalizadores para sua Bike

Atualizado: 26 de abr. de 2021

PEDALE A NOITE COM SEGURAÇA: FARÓIS E SINALIZADORES


Quando se pensa em fazer um pedal noturno um dos itens essenciais para a realização dessa pedalada, são os faróis e os sinalizadores principalmente quando o pedal for realizado em vias urbanas.

Algumas pessoas optam por realizar os pedais noturnos para fugir do calor dos dias mais quentes, ou gostam de se aventurar e enfrentar desafios maiores ou como é o caso de muitos é o tempo que se tem disponível para praticar um exercício.

Sabendo que os faróis são um dos itens indispensáveis para a pratica desse pedal a seguir vamos explicar melhor o porque esse equipamento é tão importante para a sua segurança durante a sua pedalada noturna.


Por que é Tão importante usar o farol?


Uma das maiores dificuldades dos pedais noturnos é a falta de visibilidade dos obstáculos ainda mais quando o lugar em que se está pedalando é mal iluminado ou totalmente sem iluminação. Nesse momento os riscos se tornam maiores, pois em seu caminho pode haver buracos, pedras, animais e até mesmo outros ciclistas que podem causar um grave acidente.

A chance de nos envolvermos em um acidente de transito no período noturno se torna maior, pois a visibilidade é menor de ambos os lados e muitas vezes a má sinalização pode contribuir para isso.

O importante é ver e ser visto e por esse motivo os faróis e os sinalizadores são tão importantes para as pedaladas noturnas, pois os faróis emitem luz facilitando a visibilidade dos obstáculos além de chamar atenção como os sinalizadores traseiros.


A luminosidade do Farol


Para escolher o farol adequado para seu tipo de pedalada, é necessário atentar-se a quantidade de Lumens que o farol e os sinalizadores apresentam. O Lumens é uma unidade de medida para mensurar o fluxo luminoso de uma lâmpada ou seja é a quantidade de luz emitida por ela em todas as direções de alcance. Quanto maior a taxa de lúmens, mais luz a lâmpada emite.

Ao escolher o seu farol não se esqueça de considerar a quantidade de lúmens, pois é ele determinara a distancia que seu farol irá atingir.


Tipos de Faróis:


Hoje no mundo das bicicletas podemos encontrar dois tipos de faróis e sinalizadores: aqueles que funcionam com pilhas ou baterias e os que funcionam através do dínamo.

Antigamente os faróis de dínamo eram bem comuns, porem a tecnologia avançou e com ela os faróis e os sinalizadores também evoluíram.


Faróis e Sinalizadores a Bateria


Atualmente ele são os mais utilizados, mas é preciso prestar bastante atenção em algumas características da categoria: por exemplo o tempo de duração da bateria e o seu tempo de recarga e sua potencia de iluminação.


Faróis de Dínamo

Os faróis de dínamo funcionam com a energia produzida pelo próprio ciclista enquanto ele pedala. Essa tecnologia é ideal para quem faz provas de longa duração e não pode ficar na mão de forma alguma por causa da iluminação.


Qual o Farol ideal para o seu uso?


Por fim, para escolher o farol ideal para você, preciso considerar o seu tipo de uso, você vai apenas pedalar em ambientes urbanos com alguma iluminação ou vai encarar lugares mais fechados e sem iluminação?

Ao pensar sobre seu uso e frequência, você poderá entender se irá compensar um farol com menor potência e consequentemente terá um alcance menor e uma bateria mais durável, ou se o mais viável é um farol potente, com maior quantidade de luz e uma bateria com menor duração.


Aqui na Darien Bike Shop você encontrará o farol que irá melhor se adaptar ao seu tipo de pedalada. Conheça nossa loja online ou fale com um de nossos vendedores que lhe darão todo o suporte necessário.


Veja nossos testes com a iluminação noturna no Youtube:








12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page