A Importância na Utilização do Capacete de Ciclismo


O capacete de ciclismo é um dos itens mais importantes para a prática do esporte com segurança, já que esse item irá proteger sua cabeça em caso de uma queda. O uso do capacete é tão importante que a UCI (União Ciclista Internacional) já em 2003 estipulou a obrigatoriedade do uso do equipamento em provas de ciclismo profissional.

Já para o lazer e o transporte o uso ainda não é obrigatório, mas gera uma série de discussões sobre o assunto, por esse motivo separamos alguns motivos para ressaltar a você ciclista a importância do uso do capacete em todos os tipos de pedais, mesmo que você apenas utilize a bike como lazer ou para locomoção no dia a dia.

1 - Apesar de não obrigatório é recomendado

O uso de capacetes pelos ciclistas não é obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, vários profissionais, revistas e blogs especialistas no assunto recomendam o uso do capacete. Essa recomendação é baseada no fato de que acidentes de bicicletas ocorrem com muita frequência, seja por imprudência de motoristas de veículos automotores ou até mesmo a inexperiência de alguns ciclistas. E como em qualquer veículo de duas rodas como por exemplo as motos, o uso do capacete se faz necessário para evitar graves acidentes em caso de uma queda ou impacto.

2 - Os capacetes se tornaram mais confortáveis

Alguns ciclistas alegam que não fazem a utilização do capacete como item de segurança por achá-los desconfortáveis. Entretanto, atualmente os novos modelos vêm sendo projetados para proporcionar maior ventilação e alguns modelos até possuem aba removível para proteger do sol e de galhos que possam estar causando uma lesão no rosto ou até mesmo nos olhos. O capacete meia concha é um dos preferidos por quem pratica MTB e esses modelos são excelentes para o uso no dia a dia. Alguns desses modelos ainda possuem uma forração interna que dá ao ciclista muito mais conforto além de absorver o suor e deixar o couro cabelo seco evitando doenças capilares.

3 - Em alguns países o seu uso é obrigatório

Outro argumento muito utilizado por ciclistas que não fazem a utilização do capacete é que o seu uso não é obrigatório, porém em alguns países como na Austrália, uma lei determina que todos os ciclistas devem trafegar de capacete. Porém em alguns países europeu não há obrigatoriedade do uso do capacete, mas nesses países a uma maior infraestrutura de ciclovias e a cultura das bicicletas está mais difundida pela população em consequência disso a um maior respeito aos ciclistas e a legislação de trânsito como um todo. Já no Brasil onde nem a regra de manter a distância mínima de um metro e meio do ciclista é respeitada pelos motoristas, pedalar sem o capacete pode se tornar ainda mais arriscado.

4 - Proteção contra Lesões

O capacete é capaz de evitar lesões em diversos tipos de tombos ou colisões ou até em acidentes mais graves pode estar salvando a sua vida. O capacete protege sua cabeça do impacto final contra qualquer imprevisto que esteja à sua frente como o asfalto, meio-fio, árvores, carros entre outros.

5 - Maior Visibilidade

A maior parte dos ciclistas relatam que quando estão usando capacete e roupas de ciclismo, se sentem mais respeitados pelos motoristas. Você pode até não se sentir mais respeitado, porém não tem como negar que os capacetes com cores mais fortes e chamativas ou com detalhes refletivos irão deixar você mais visível no trânsito e sem dúvida isso te dará mais segurança durante a sua pedalada.

Hoje existem diversos tipos e modelos no mercado e nós da equipe Dárien Bike Shop, possuímos um dos maiores estoques de capacetes de ciclismo no Brasil e estamos aqui para que você possa pedalar com maior segurança e conforto, com diversos especialistas prontos para te atender e esclarecer suas dúvidas e te apresentar o modelo mais indicado para você. Possuímos modelos para todos os tipos de bolso e público.

Entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp (47) 99724-9108, estamos aguardando por você!


3 visualizações0 comentário